#00 bem-vindos à siriema
Eu sei, a caligrafia certa é “seriema”. Mas nunca chamei esse bicho assim. Para mim, sempre foi “siriema”. Acho a sonoridade mais bonita e a escrita mais divertida.
Sempre achei essa ave engraçada. Um bicho esquisito, mas com uma postura imponente que vaga pelo cerrado brasileiro. Seu canto é famoso pela força e melodia. Suas penas marrons e a crista no topo da cabeça também chamam atenção. Mas aqui em casa, ela ficou famosa por suas pernas finas e compridas.
Meu pai um dia, bem do nada, começou a rir e falou que eu estava igual uma siriema. Sinceramente, não lembro do contexto. Aquilo, obviamente, poderia me deixar chateada, mas pelo contrário, eu adorei. O que é extremamente contraditório, visto que uma das minhas maiores inseguranças é ter as pernas muito finas.
Depois desse comentário dele, passamos a brincar sempre com isso. A piada ficou ainda melhor quando numa viagem, ao atravessarmos um rio para chegar a uma cachoeira, todos molharam os shorts, menos eu.
Eu gosto de siriemas, acho engraçadinhas e amo vê-las em parzinho soltas por aí. Descobri que esse aspecto diferentão não é à toa, elas são os únicos membros vivos da família de aves Cariamidae, que também é a única linhagem sobrevivente da ordem Cariamiformes. Sempre as vi como mini-dinossauros e eu amo isso.
Siriemas são encontradas somente na América do Sul e vivem principalmente no cerrado brasileiro. Na região de transição entre a mata-atlântica e o cerrado, onde moro, encontro-as com frequência.
Decidi dar uma pesquisada no significado espiritual das siriemas e gostei muito (talvez eu goste de todos que leio). Descobri que ela é associada à comunicação, como uma mensageira do mundo espiritual.
Obviamente, não acredito que vou fazer um trabalho mediúnico por aqui. Porém, sinto muitas vezes que minha escrita vem de um lugar que eu nem sei. Da alma e dos espíritos, talvez?
Sabedoria, coragem, intuição… elas têm muitos significados na cultura brasileira. Decidi então usá-la como “guia espiritual em minha jornada pessoal”. Inspirando coragem para começar novos projetos como esse. Seu canto característico pode ser visto como um sinal de alerta, mas também como um sinal de boa sorte.
Bom, espero escrever aqui de forma aguda e estridente, sempre em alerta, trazendo um direcionamento positivo pra mim e pra quem a lê-la. Com liberdade, coragem e de um jeito meio engraçadinho, espero compartilhar um pouco dos meus devaneios.